Casas de apoio
Cerca de 30% dos pacientes que procuram o ITACI vêm de outros estados ou municípios distantes da capital paulista. E muitos deles não possuem retaguarda familiar ou um lugar para ficar em São Paulo, enquanto a criança recebe o tratamento no hospital. Esse é o papel das casas de apoio, que oferecem ao paciente e seu acompanhante um local acolhedor com hospedagem, alimentação, transporte e assistência gratuitos, durante o período de tratamento.

Em geral, esses pacientes chegam por intermédio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) - que, conforme a Portaria/SAS n.º 55, de 24/02/99, garante o acesso a serviços assistenciais de complexidade diferenciada, quando inexistentes ou esgotados todos os recursos de diagnóstico e terapia no seu município de origem.

Nesses casos, o TFD é responsável por providenciar a vaga em casa de apoio. Quando isso não ocorre, o encaminhamento é realizado pelo Serviço Social do ITACI, que dispõe de um cadastro de casas de apoio feito pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A lista inclui diversas casas de apoio, distribuídas por vários bairros da cidade de São Paulo.


Ação Solidária

A Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que foi criada por um grupo de pais, em 1984, com o objetivo de humanizar o tratamento do câncer infantil.

Com o apoio de voluntários, realiza atividades de recreação ambulatorial, bazar, campanhas e festas e, ainda, oferece suporte social e assistencial às famílias de pacientes do ITACI - hospital que ajudou a construir e com o qual mantém parceria. Todos os assistidos pela ASCCI são encaminhados pelo Serviço Social, Nutrição e Médico do ITACI.







Acolhimento a famílias em luto
Criado em setembro de 2012, o Recomeçar - Grupo de Apoio às Famílias em Luto do ITACI tem o objetivo de acolher e dar assistência aos pais que perderam seus filhos vítimas de câncer. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de voluntários, formado por uma equipe multiprofissional do ITACI, que conduzem reuniões periódicas destinadas a confortar os familiares após a perda.

As reuniões são realizadas a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, das 17 horas às 18h30, no terceiro andar do ITACI.
Contatos pelo e-mail recomecar.itaci@gmail.com, ou telefones 9 7085-0607 (Marli) ou 9 8335-7042 (Sonia).






Instituto Stella Demarco
A inspiração para a criação do Instituto Stella Demarco veio ao observar a competência e o carinho com que o pediatra e hematologista Dr. Vicente Odone Filho tratou a pequena Stella, que aos nove meses, foi diagnosticada como portadora de neuroblastoma, um tipo de câncer.

Responsável pela área de Onco-Hematologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Albert Einstein, mostrou-se incansável e extremamente humano, trabalhando sem parar para salvar crianças e amparar seus pais.

“Não pudemos curar a Stella, mas agora estamos juntos para salvar Tiagos, Isabelas, Paulinhas, Pedros e Antônios, promete o pai de Stella.

Mais informações:
http://www.institutostellademarco.org.br
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478 - 10 andar - São Paulo, SP, Brasil Fone: (11) 2127-1806
E-mail: contato@isdemarco.org.br



 
Rua Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP 05410-030 • Informações: (11) 2661-8962, 2661-8963 ou 2661-8968
© ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. Todos os direitos reservados.  Desenvolvimento FamilySites.com.br